Dez Dicas Para Uma Alimentação Equilibrada (Dica 8)

Se você não leu o post inicial clique aqui.
8. Preferir preparações cozidas em água ou no vapor, ou preparadas com pouco óleo vegetal

Mesmo fazendo uso do melhor óleo vegetal, o processo de fritura transforma esse óleo e o alimento frito em uma fonte rica em gordura saturada e trans, essa última é comum nos salgadinhos fritos industrializados por garantir mais crocância e durabilidade. Esses tipos de gorduras contribuem para o aumento de peso, acúmulo de gordura abdominal e má absorção de nutrientes, e até consequências mais graves como o aumento do risco para doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, aumento da pressão arterial, diminuição da fertilidade. A fritura também promove a formação de acroleína, que é uma substância altamente cancerígena.

Batata frita e Mandioca frita.
A melhor forma de preparar os alimentos é cozinhar os vegetais no vapor,  pois não há grande perda de nutrientes, além do aspecto ficar bem mais apetitoso. Ao cozinhar legumes em água, faça pelo menor tempo possível (2 a 3 minutos), para prevenir grande perda de vitaminas.

Vagem cozida e Cenoura cozida.

Preparações grelhadas devem ser feitas em panela/frigideira antiaderente sem óleo. Se for necessário, use água quando a panela não for antiaderente.

Quando o óleo for indispensável para a receita, prefira óleos vegetais como o óleo de girassol e o óleo de arroz, mas lembre-se de submetê-los à menor temperatura por menos tempo possível, e nunca reutilize este óleo em outra preparação.

Concluindo, as frituras devem ser consumidas esporadicamente (1 vez por mês), para que preparações mais saudáveis sejam adotadas diariamente e os riscos à saúde sejam reduzidos.

Referências:

JORGE, N. et al. ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DOS ÓLEOS DE GIRASSOL, MILHO E SOJA EM FRITURAS. Quim. Nova, Vol. 28, No. 6, 947-951, 2005. Disponível em:

POR QUE AS FRITURAS SÃO PREJUDICIAIS AO ORGANISMO? Blog Oficial VP – Nutrição Funcional. Fev. 2009. Disponível em:

FRITURAS. Gabriella Porto. Site InfoEscola. Fev. 2011. Disponível em:

“A informação acima não substitui recomendações nutricionais efetuadas por profissional capacitado. Consulte sempre seu nutricionista.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s