Qual é a sua principal dificuldade para emagrecer?

Outro dia, no meu instagram e facebook fiz essa pergunta e a maioria me disse que “deixar de comer doces”, “ficar sem comer chocolate”, “não poder comer doces” é uma mega dificuldade!

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Podia existir um botãozinho de desligar a vontade de comer doces, concorda?

Eu mesma já tive compulsão louca por doces! E é por isso que eu te digo que existem vários fatores causadores dessa “larica” que são possíveis de detectar, usar a seu favor e melhorar muito essa “relação com o açúcar”.

Vamos lá, existem fatores nutricionais que te levam a ter mais vontade de comer doces que são:

1 – Falta de energia: quando você decide por conta própria fazer dietas com muita restrição de alimentos fontes de carboidratos ou quando você pula refeições, isso aumenta muiiiiiito a vontade de comer doces! É clichê mas é a verdade: equilíbrio é tudo! Não faça dietas restritas sem acompanhamento nutricional. O simples ato de comer alguma quantidade (suficiente) de alimentos fontes de carboidratos de boa qualidade (cereais integrais como arroz ou tubérculos como mandioca, batata doce) na hora do almoço dá mais saciedade e “controle” de vontade de comer a sobremesa ou cair de boca numa guloseima a tarde.

2 – Falta de minerais: principalmente Cromo e Magnésio que são fundamentais para melhorar a ação da insulina, o hormônio que coloca a glicose (energia) pra dentro das nossas células. Os alimentos fontes desses nutrientes são as castanhas, amêndoas, cereais integrais (como o arroz e a aveia), hortaliças verdes escuras, além de ovos e peixes.

3 – Exageros: comer muito doce, com frequência, seja balinhas, açúcar em bebidas e açúcar de alimentos industrializados até mesmo quando parecem ser saudáveis, como é o caso de barrinhas de cereais, iogurtes, biscoitos, etc. Esse excesso faz você perder aqueles minerais citados no item anterior e a partir daí pode virar um circulo vicioso, quanto mais doce você come, mais doce vai querer comer!

Nã-nã-ni-nã-não! Não se iluda usando adoçante, porque o sabor doce vai enganar seu cérebro por pouquíssimo tempo, e logo mais tarde você vai ter vontade de comer doce outra vez. Afinal, ele te pediu nutriente e você não deu! (leia mais sobre adoçantes aqui)

Tendo feito tudo isso você ainda poderá ter vontade por comer doce? Provavelmente sim, afinal você não vai deixar de gostar (lembra que não tem o botão de desligar que até eu queria também), não sofra por isso! Sempre que vier a vontade por doce, pare e pense no momento presente, no que está acontecendo, na emoção que você está sentindo, procure resolvê-la de outra forma que não seja comendo o doce ou o chocolate. E se for vontade genuína de comer e apreciar um bom chocolate ou uma sobremesa deliciosa, permita-se sem culpa, sem usar substitutos, aprenda a apreciar “doces menos doces”, porque seu paladar muda e se adapta rapidamente e isso é incrível! E no restante do tempo melhore sua alimentação e seus hábitos de vida cada vez mais!

Se você gostou, aproveita e compartilha com alguém que possa ser ajudado com esse post!

Beijo da Nutri

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